Serviço de alerta foi lançado pela Defesa Civil através do WhatsApp, você pode receber informação de desastres naturais; saiba como usar

Basta você ter o aplicativo WhatsApp podem se cadastrar para receber, gratuitamente, informações urgentes que podem salvar vidas.

A Defesa Civil lançou um novo serviço de alerta de desastres naturais que pode alcançar praticamente metade da população brasileira, com mais precisão dos locais atingidos.

Em tempos de mudança climática, as tempestades ficaram mais violentas. Inundações e deslizamentos de encostas se tornaram mais frequentes e ameaçadores. A situação é especialmente preocupante num país como o Brasil, onde aproximadamente nove milhões de pessoas vivem em áreas de risco. Se os riscos de desastres são crescentes, os sistemas de alerta para a população ainda deixam a desejar.

Foto: Internet

Embora todos os estados tenham condições de enviar alertas por SMS, para que a população se proteja de eventos climáticos extremos, apenas 9,5 milhões de brasileiros fazem uso desse serviço.

O novo sistema de alerta da Defesa Civil Nacional reforça a divulgação de informações urgentes que podem salvar vidas. Todos os usuários de WhatsApp podem se cadastrar para receber o serviço gratuitamente. São pelo menos 120 milhões de usuários deste aplicativo espalhados por todo o país.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem para o número 61)2034-4611 e responder a um breve questionário informando o nome e se deseja receber alertas de desastres naturais a partir da localização de momento, do CEP ou da cidade onde mora. É possível também receber alertas de outras localidades.

“O nosso objetivo é aumentar cada vez mais os canais de comunicação com a população para que ela tenha condição de ter a percepção do risco de onde ela está situada. É uma novidade no mundo, é o primeiro país do mundo a fazer isso, através de uma ferramenta muito utilizada pelos brasileiros, que é o Whatsapp “, afirma Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil.

Se não é possível conter totalmente os desastres, as chances de sobrevivência de quem pode acessar alertas pelo celular aumentam com o novo sistema.

“Só saber o alerta não vai surtir efeito se o cidadão não entender e interpretar aquele alerta e adotar as medidas de autoproteção que também serão divulgadas junto com alerta”, explica Lucas.

Ajude a divulgar essa informação de utilidade pública, com essa atitude você pode salvar muitas vidas. Compartilhe nas suas redes sociais e nos seus grupos.

Fonte: G1