Norte de Minas: cinco crianças em situação de maus-tratos são resgatadas em Jaíba
Cinco crianças, com idades entre 1 e 11 anos, foram resgatadas em Jaíba após serem deixadas sozinhas pela mãe, de 28 anos. A mulher saiu alegando que compraria arroz e não retornou.
A polícia chegou ao local por meio de denúncia anônima, encontrando o portão trancado, sendo necessário quebrar o cadeado. Um dos menores confirmou que estavam sozinhos e relatou que a mãe havia saído. Na casa, estavam cinco crianças de 1, 3, 6, 8 e 11 anos, todas visivelmente mal cuidadas, usando roupas sujas e descalças. Elas dormiam em colchões espalhados pelo chão, e a polícia observou a falta de mantimentos básicos na residência, com apenas um pouco de comida no fogão.
As crianças contaram à polícia que a mãe saiu por volta do meio-dia, afirmando que iria comprar arroz. No entanto, às 11 da noite, quando os policiais chegaram, a mulher ainda não havia retornado. O Conselho Tutelar acompanhou o resgate e encaminhou as crianças para um local seguro.
Apesar das buscas realizadas pela polícia, a mãe das vítimas, de 28 anos, não foi encontrada. Segundo a PM, essa não foi a primeira vez que ela abandonou os filhos; em dezembro de 2021, um boletim de ocorrência foi registrado pelo mesmo delito. A mulher possui passagens por ameaça, injúria e dano, e há informações de que faz uso abusivo de álcool e drogas. A polícia confirmou que o pai das crianças está preso, sem informar o crime ao qual ele responde. O caso será encaminhado à Polícia Civil, que abrirá uma investigação.