Jornada Pedagógica encerra com debate sobre comunicação não-violenta, em Montes Claros
Depois de cinco dias de intensa programação como preparação para o início do ano letivo, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria municipal de Educação (SME), encerrou a Jornada Pedagógica 2024, ampliando o debate com os gestores das unidades escolares sobre as habilidades emocionais, relações interpessoais e a comunicação não-violenta, os chamados soft skills.
A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, explica que o tema foi escolhido justamente para promover a linguagem de acolhimento no ambiente escolar. “O tema central da jornada está ligado à inclusão e é importante que todos estejam alinhados com essa proposta, em todos os níveis de relacionamento. Então, nesta programação de encerramento da jornada, os gestores estão tendo a oportunidade de participar de uma mentoria para aprimorar essa linguagem, com vistas a promover junto aos servidores, alunos e toda a comunidade escolar o acolhimento em um ambiente mais colaborativo, com gentileza e confiança”, destaca.
A mentoria foi ministrada pela diretora da Escola Municipal Alcides Carvalho, Léia Márcia Silveira Chaves, e pela analista da SME, Helen Patrícia Vieira, que compartilharam os conhecimento e experiências vivenciados em uma mentoria sobre o mesmo tema ministrada pelo Ministério da Educação e Universidade Federal de São Carlos. “A proposta é orientar os gestores a criar um espaço sistematizado, organizado, institucionalizado, para que, junto com seus pares, possam propor alternativas, discutir problemas, de forma que a educação do município se torne cada vez mais inclusiva e de qualidade”, explica Helen Vieira.
A programação de encerramento também trouxe a palestra “Brain Gym e a inclusão escolar: a autorregulação como apoio à aprendizagem”, ministrada pela professora Késcia Carvalho, e a palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Realizada no período de 5 a 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica contou com a participação de cerca de 5 mil servidores do Sistema Municipal de Educação, que participaram de cursos, palestras e planejamento das atividades para o ano letivo.
Para o diretor da Escola Municipal Caio Lafetá, localizada no Distrito de Ermidinha, a Jornada Pedagógica foi uma importante vivência e preparação. “Foi uma programação intensa e estamos mais preparados para receber nossos alunos e garantir essa qualidade do trabalho a ser desenvolvido em 2024”, avalia.
Diretora do Cemei São Marcos, Maria Hortência Ramos Martins, destaca que todas as atividades desenvolvidas durante a jornada foram “muito importantes para a preparação não só dos gestores, mas de todos os servidores. Estamos com muita expectativa para receber nossos alunos no próximo dia 15”, destaca.