Painel Permanente de Poesia recebe quadrinhos do jornalista Hélder Maurício
A partir desta sexta-feira, 16, o Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto recebe os quadrinhos do jornalista Hélder Maurício Tavares. O Painel fica dentro da Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, no Centro Cultural Hermes de Paula. A atração, que tem entrada franca, poderá ser vista até o final de fevereiro, das 8 às 18 horas.
Nascido em São Paulo, capital, e tendo morado muitos anos em Bauru, no interior paulista, Hélder Maurício é formado em Comunicação Social pela Universidade Sagrado Coração (USC). Em Montes Claros há quase uma década, o jornalista atualmente exerce suas funções na Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Para o Painel Permanente, o jornalista traz estórias de “O Barba”, personagem criado pelo autor em 2014. Os quadrinhos mostram situações cotidianas pensadas para entreter a família do autor em grupos de celular.
As estórias começaram com apenas um quadro cada, sem desenvolvimento da narrativa. Depois, percebendo a aceitação das pessoas, o autor começou a desenvolver variações. Foram criados, para isso, personagens secundários, como a esposa do Barba (cujo verdadeiro nome é Gumercindo), Gina, o filho, Genocindo, e seus dois melhores amigos, Yuri e Oca.
“Criei ‘O Barba’ há 10 anos para minha família ter uma opção de lazer. Logo o personagem fez muito sucesso e, desde então, não parei de criar as historinhas. Costumo chamar Gumercindo de paladino do trocadilho maroto, pois nos enredos eu gosto de brincar com as rimas das palavras”, explica Hélder.