Ensino em Tempo Integral será implementado na rede municipal, em Montes Claros
De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, o objetivo do PEATI é possibilitar que os estudantes permaneçam mais tempo na escola e se desenvolvam integralmente por meio de uma grade de cursos e atividades complementares ao aprendizado curricular, que envolvam cultura, arte, esporte, saúde, lazer, ciência, tecnologia e empreendedorismo, além de acompanhamento pedagógico. “O ensino em temo integral será realizado em todas as unidades escolares municipais que dispuserem de espaço para as atividades e os estudantes serão acompanhados por profissionais que atuarão diretamente no programa”, explica.
Segundo a secretária, as ações pedagógicas serão monitoradas durante todo o ano letivo, e em cada unidade de ensino participante haverá um professor especialmente designado pela equipe gestora para exercer a função de Professor Articulador da Educação em Tempo Integral.
Para os estudantes da Educação Infantil, os conteúdos terão foco nos campos de experiências, associando as interações e a brincadeira, visando prioritariamente a socialização, a ludicidade, o brincar e o educar. Já os componentes curriculares do Ensino Fundamental irão priorizar a proficiência na leitura, escrita e o raciocínio lógico, seguidos da capacidade de resolver situações-problemas, desafios, performance cinestésica e criatividade.
Para isso, cada instituição de ensino irá realizar oficinas que atendam as demandas apontadas no Projeto Pedagógico Escolar (PPE) e que serão obrigatórias a todos os estudantes. “As disciplinas eletivas a serem desenvolvidas no PEATI são uma oportunidade de diversificar as experiências escolares com vistas a aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos relacionados às áreas do conhecimento contempladas na Base Nacional Comum Curricular”, explica a gerente de Ensino em Tempo Integral, Kátia Simone de Almeida Melo Reis.
Conforme preconiza a Lei Municipal nº 14.640 de 31/07/2023, o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral está sendo implementado junto às unidades de ensino cujas comunidades apresentem maior necessidade de atenção e possuam melhor estrutura para atender o público-alvo, observadas as condições de viabilidade e oportunidade. “Já são 1660 alunos matriculados no Ensino em Tempo Integral, sendo esse total equivalente a mais do que o dobro do estimado pelo Ministério da Educação para serem atendidos em 2024 nas unidades municipais de ensino de Montes Claros”, destaca a gerente.
Já nas municipais escolas de Ensino Fundamental, oito unidades já estão atendendo 1200 estudantes em Tempo Integral: Joaquim José de Azevedo (bairro Raul José Pereira), Professora Eunice Carneiro (bairro José Correa Machado) e Du Narciso (bairro Vilage do Lago II), com turmas dos Anos Iniciais, totalizando 490 alunos; e Dona Vidinha Pires (bairro Vargem Grande), Mestra Fininha (bairro Ciro dos Anjos), João Valle Maurício (bairro Village do Lago II), Alcides Carvalho (bairro Vera Cruz) e a Afonso Salgado (Vila Atlântida), com turmas dos Anos Iniciais e Finais, totalizando 710 alunos. Para esse segmento, o programa é realizado em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).
Todas as unidades que oferecem o PEATI funcionam de segunda a sexta-feira, com atividades nos turnos matutino e vespertino, totalizando até dez horas diárias, incluídos os horários de descanso e refeições. A carga horária dos profissionais está integrada de efetivo exercício individual e coletivo, abrangendo as áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, da Parte Diversificada e dos Referenciais do Sistema Municipal de Ensino, conforme currículo estabelecido.