Construção da ponte da Unimontes segue em ritmo intenso
Prefeitura de Montes Claros continua executando as obras de construção da nova ponte que irá facilitar o acesso à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), além de melhorar a mobilidade e a fluidez no trânsito naquela região da cidade.
A nova ponte está sendo construída sobre o Córrego Vieiras, na avenida José Corrêa Machado, interligando as ruas Benedito Helvécio Guimarães, no bairro Melo, e Santo Antônio, no Todos os Santos. O local recebe diariamente um grande fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico de acesso à universidade.
Nesta semana, a empreiteira responsável pela obra realizou a implantação da ferragem na base de sustentação da ponte, para receber a concretagem na margem do lado da Unimontes. Do lado oposto, os serviços de concretagem já foram finalizados. A construção da nova ponte reduzirá o tempo de espera para travessia na confluência das ruas Tupis (bairro Melo), São João (Todos os Santos) e avenida José Corrêa Machado.
A obra será feita em estrutura mista (metálica e concreto), com vão de 18 metros de comprimento e largura de 12 metros. A obra está orçada em cerca de R$ 1,2 milhão, valor que será bancado pela Prefeitura. Contudo os custos da ponte caíram significativamente pelo fato do governo do estado ceder as vigas metálicas usadas na construção, representando uma economia de cerca de 30% para o Município.
A passagem será composta por duas pistas, de 3,7 metros de largura cada, para veículos, e duas passarelas laterais, de 2 metros de largura, para pedestres, separadas por guarda-rodas e protegidas por guarda-corpos nos lados externos.