Sociedade Rural presenteia Montes Claros com apresentação da Esquadrilha da Fumaça no aniversário da cidade

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça na 10ª Exposição Agropecuária de Montes Claros

Em comemoração ao aniversário de Montes Claros, no dia 3 de julho, na parte da manhã, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação especial no Parque de Exposições. Esta iniciativa da Sociedade Rural tem o intuito de presentear a cidade no dia em que celebra 167 anos de emancipação política. Este evento marca a primeira vez que uma cidade do Norte de Minas assistirá a uma demonstração com a aeronave A-29 Super Tucano, substituta do antigo T-27, utilizado há 21 anos na última performance em Montes Claros em 2003.

“Essa apresentação é um presente que a Sociedade Rural está oferecendo à população de Montes Claros, em seu aniversário de 80 anos. Todo o evento conta com uma estrutura cuidadosamente planejada, incluindo um plano de emergência, coordenação com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, MCTrans, além de uma equipe dedicada à manutenção e um plano de emergência montado para garantir uma apresentação perfeita, tanto para as equipes quanto para o público. A Sociedade Rural está coordenando todos esses esforços para garantir também a segurança do público e dos envolvidos”, explicou Leonardo Lima de Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Rural.

 

A Esquadrilha da Fumaça, conhecida oficialmente como Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tem a missão de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio de suas acrobacias aéreas. Sediada na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, São Paulo, a equipe é composta por sete pilotos que realizam aproximadamente 50 manobras durante as demonstrações, que duram cerca de 35 minutos.


O A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, é uma aeronave monomotor turboélice com capacidade para um ou dois tripulantes, alcançando uma velocidade máxima de 590 km/h e uma autonomia de voo de até 3 horas e 20 minutos. Desde 2015, a Esquadrilha utiliza essa aeronave, destacando-se pela sua modernidade e pela pintura vibrante nas cores da bandeira do Brasil.

 

Com mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. O sistema de escrita com fumaça foi um projeto criado por técnicos da EDA para ser utilizado, inicialmente, na aeronave que antecedeu as atuais, os T-27 Tucano. Com base nessa ideia a Embraer, juntamente com os mantenedores do Esquadrão, desenvolveu um novo sistema de programação de escrita especialmente para os atuais A-29 Super Tucano chamado “PROESA” – Programador de Escrita Aérea -, no qual, ainda em solo, produz coordenadamente a escrita no céu.

 

“A apresentação em Montes Claros será um espetáculo de precisão e técnica, além de representar uma oportunidade única para a população celebrar o aniversário da cidade com um evento memorável e cheio de patriotismo”, destacou o diretor.”