Nova Hidrovia do São Francisco conectará Pirapora em Minas e Pernambuco ao Futuro Logístico do Brasil
O Rio São Francisco, com seus 2.800 quilômetros de extensão, é uma artéria vital para o Brasil, conectando 505 municípios e abastecendo mais de 11 milhões de pessoas. Recentemente, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou a criação da Nova Hidrovia do São Francisco, um projeto estratégico que promete transformar a logística nacional.
Com 1.371 quilômetros navegáveis, a nova hidrovia vai recuperar a navegação comercial entre Pirapora (MG) e Petrolina (PE), interrompida desde 2012 por problemas no leito do rio. A expectativa é que a operação seja um marco para o transporte de cargas, oferecendo uma alternativa mais econômica, sustentável e eficiente para o escoamento de produtos.
“O interesse de grandes grupos é um sinal claro do potencial desse projeto. Ele é essencial para fortalecer a logística e o desenvolvimento, especialmente no Nordeste”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
A hidrovia é uma das soluções mais sustentáveis para o transporte de mercadorias. Comparado ao transporte rodoviário, um comboio de embarcações pode substituir até 1.200 caminhões, reduzindo consideravelmente a emissão de CO₂ e o desgaste das rodovias. De acordo com Otto Luiz Burlier, diretor do Departamento de Navegação e Fomento do MPor, o Brasil tem cerca de 60 mil quilômetros de vias navegáveis, mas apenas 20 mil são utilizados para transporte comercial.
Um Passo Decisivo para a Sustentabilidade Logística
O Ministério de Portos e Aeroportos também está focado em tornar o transporte hidroviário uma opção mais viável e rentável. “A matriz logística do Brasil é muito dependente das rodovias. Precisamos equilibrar isso e explorar melhor o potencial hidroviário”, ressaltou Burlier.
Com a descentralização da gestão da hidrovia para a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a operação entra em uma nova fase, com estudos técnicos e concessões previstas para os próximos meses.
Dividido em Três Etapas
O projeto será realizado em três fases. A primeira, que abrange 577 quilômetros, conectará Juazeiro (BA) e Petrolina a Sobradinho (BA), com previsão de movimentação de 5 milhões de toneladas de carga já no primeiro ano. A segunda etapa vai estender a hidrovia até Bom Jesus da Lapa, e a terceira alcançará Pirapora, completando a integração Sudeste-Nordeste.
Rumo ao Desenvolvimento
A hidrovia facilitará o transporte de diversos produtos, como gesso, calcário, açúcar e óleo, entre o Sudeste e o Nordeste. Além disso, 17 Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) serão construídas ao longo da rota, garantindo a distribuição eficiente das cargas.
Com esse projeto, o Brasil avança em sua jornada rumo a uma logística mais sustentável, integrada e estratégica, reforçando a importância do Rio São Francisco para o futuro do país.