Cemig instala equipamentos para melhorar a distribuição de energia em Claro dos Poções

Para execução dos serviços, a Cemig implantou três BRTs, com investimentos de quase R$ 400 mil, para evitar queda de tensão e beneficiar mais de 7 mil moradores da cidade.

A Cemig, por meio da Superintendência Regional em Montes Claros, continua realizando obras para impactar positivamente a melhoria da rede de distribuição de energia em todo o Norte e Noroeste de Minas Gerais. Para melhorar ainda mais o fornecimento na cidade de Claro dos Poções, a companhia realizou investimentos da ordem de mais de R$ 390 mil para instalar três bancos de reguladores de tensão (BRT). Esses equipamentos proporcionam maior estabilidade de tensão elétrica e irão beneficiar cerca de 3.500 clientes e mais de 7 mil habitantes. Durante as atividades nesta quinta-feira (26/06), mais de 30 trabalhadores, compondo quatro equipes da companhia, foram empenhados no serviço.

Além disso, a Cemig realizou a troca de cinco postes para projetar os equipamentos com maior confiabilidade na sustentação. Durante a atividade de manutenção, a empresa utilizou quatro caminhões de linha viva para evitar o desligamento da rede.

“Os veículos são usados para que a empresa realize os serviços de manutenção em redes elétricas energizadas, sem interromper o fornecimento de energia para os clientes. A linha viva é uma técnica que exige equipamentos e métodos específicos para garantir a segurança dos trabalhadores e a continuidade do abastecimento de energia para os moradores enquanto os funcionários concluem os serviços de instalação dos equipamentos”, explica o superintendente da Regional Norte da Cemig Distribuição, Fabiano Mendonça.

A energia que chega à cidade de Claro dos Poções vem de duas linhas de transmissão: Jequitaí e Coração de Jesus. Para reduzir as ocorrências de falta de energia e aumentar a resiliência do sistema de distribuição, a Cemig está construindo uma nova rede de distribuição exclusiva para a cidade, diminuindo a distância das linhas existentes que alimentam Claro dos Poções e tornando o sistema mais robusto e resiliente.

De acordo com Fabiano Mendonça, o objetivo da Cemig é investir financeiramente na execução dos serviços para proporcionar aos clientes melhorias na distribuição de energia, sem impactar a continuidade do fornecimento. “Realizamos a programação com as Linhas Vivas para evitar que a cidade ficasse sem energia ao longo do dia. E a implantação dos equipamentos vai proporcionar uma entrega de energia de qualidade para todos os moradores da cidade e da zona rural”, destaca o superintendente.

O que é o banco regulador de tensão?
Um BRT é um conjunto de equipamentos elétricos que tem como objetivo principal regular e estabilizar a tensão elétrica em um sistema de distribuição de energia. Esses equipamentos, como relés sincronizadores e outros, são usados para garantir que a tensão permaneça dentro dos limites adequados, mesmo em condições de carga variáveis. O BRT é fundamental para manter a qualidade da energia elétrica fornecida aos clientes da Cemig.

Crédito das fotos: Cemig/Divulgação
Sugestão de legenda: Foram usados quatro caminhões de Linhas Vivas para evitar que a cidade ficasse sem energia ao longo do dia.