Estudante de Montes Claros é campeão de Badminton nos Jogos Escolares Brasileiros

O estudante montes-clarense João Pedro Marques Durães, do 8° ano da Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, conquistou medalhas de ouro (Duplas) e bronze (Individual) no Badminton, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023.
João Pedro já havia conquistado o bicampeonato estadual na modalidade, em julho
passado. A etapa nacional dos jogos escolares foi realizada de 27 de outubro a 8 de novembro em Brasília/DF, e foi considerada a maior da história, com 6.714 inscritos, entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal. O campeonato foi classificatório para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em dezembro, no Chile.
Aos 14 anos, João Pedro já acumula resultados de um atleta experiente. “Pratico Badminton desde os sete anos numa equipe formada pelo meu pai, e no ano passado fui campeão mineiro e vice-campeão brasileiro nos jogos escolares. Neste ano fui bicampeão mineiro dos Jogos Escolares de Minas Gerais, e agora campeão dos Jogos Escolares Brasileiros. Tudo isso é resultado de treinamento firme, foco, disciplina e, claro, do apoio da minha família e da minha escola, a quem agradeço e dedico cada conquista”, reconhece o estudante.
Paloma Dias dos Santos Oliveira, diretora da Escola Municipal Rozenda Zane, diz que a
dedicação de João Pedro inspira os outros alunos. “Além de elevar o nome da nossa escola e da nossa cidade, as conquistas de João Pedro inspiram os outros alunos a serem mais disciplinados, focados, organizados e, principalmente, a participarem das atividades esportivas, que são tão importantes”, avalia.
João Pedro participou dos jogos acompanhado do treinador e professor de Educação Física, Charles Alexandre Queiroz Veloso. “A fase mais complicada é manter-se no nível, e esse ano o João conseguiu alcançar os melhores resultados. Então, estamos falando de um estudante com potencial para o esporte, com muito foco e espírito competitivo, que representa com louvor os estudantes das escolas de Montes Claros, e agora também de Minas Gerais e do Brasil”, destaca o professor.
Para Cláudio Roberto Marques, pai de João Pedro, o resultado não é uma surpresa. “O João Pedro sempre demonstrou grande aptidão para o esporte. O Badminton foi uma paixão imediata que contagiou toda a família. Temos um grupo que joga regularmente e ele sempre se destacou, mesmo sendo o mais jovem do grupo. Estamos muito orgulhosos das conquistas dele, que também são nossas”, comemora.
Tereza Maria Durães, mãe do estudante, é só orgulho. “O esporte é a paixão de todo mundo lá em casa e eu apoio em tudo. João Pedro treina muito e é merecedor de cada uma dessas conquistas”, ressalta.
Jogos escolares
Os Jogos Escolares Brasileiros são a principal competição escolar do país. O evento
proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural e a chance de se tornarem atletas profissionais.
Realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, neste ano os JEBs contaram com 18 modalidades esportivas e mais duas de demonstração (curling e esgrima). Atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez tiveram disputas valendo medalhas. O torneio desse ano foi disputado em 19 sub-sedes, por atletas com idade entre 12 e 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas. A modalidade que o João Pedro participou, o Badminton, é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola, utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte são exigidas habilidades como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.
Modalidades como o Badminton têm como escopo a preparação para uma melhor qualidade de vida, valorizando princípios e valores à luz dos pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser) e dos valores olímpicos e paralímpicos (amizade, coragem, determinação, excelência, inspiração e respeito), aplicáveis não somente aos jogos e competições, mas especialmente à educação e à sociedade.