Prefeitura entrega mais uma unidade escolar para a comunidade, em Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou mais uma unidade escolar para a comunidade. Nesta terça-feira, 5, foi reinaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil Aninha Corrêa Ribeiro, localizado no CAIC Américo Souto, na Vila Exposição, após passar por uma ampla obra, sendo reconstruído e ampliado.

A solenidade de inauguração da nova unidade contou com a presença do prefeito Humberto Souto, acompanhado do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, familiares de Aninha Ribeiro, secretários e servidores municipais, além da comunidade escolar e moradores do Grande Renascença, região norte da cidade.

Em seu pronunciamento, o prefeito Humberto Souto destacou que é uma honra entregar uma nova escola. “Como gestor municipal, é uma honra e uma alegria ter a oportunidade de entregar uma nova escola, que vai contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e na formação de uma sociedade mais solidária e mais produtiva”.

O prefeito também agradeceu aos servidores da Educação pelo trabalho dedicado. “É um prêmio que vocês oferecem ao prefeito e a toda a sociedade, se dedicando à educação, porque o trabalho de vocês contribui para o desenvolvimento em todos os sentidos da vida”, reconheceu.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou que a reconstrução do Cemei Aninha Corrêa Ribeiro é um passo importante para a melhoria da qualidade da educação ofertada na unidade. “É um prédio que foi construído há quase 30 anos e ainda não havia passado por uma reforma, e estava com sua estrutura comprometida. Com a reconstrução, o novo espaço vai oferecer mais conforto, acessibilidade e segurança, e certamente vai dar mais motivação para as crianças e servidores”, observou.

A secretária Rejane Veloso também destacou que além do ambiente escolar adequado, o novo prédio possibilitou ampliar o número de vagas, cuja demanda vem crescendo a cada dia. “Atualmente, o Cemei atende 330 crianças, de 02 a 05 anos de idade, oferecendo ensino de qualidade e valorizando o exercício da cidadania e da solidariedade em todas as suas atividades”, ressaltou.

Com as obras de reconstrução e ampliação, o novo prédio recebeu todas as instalações necessárias para atendimento à Educação Infantil. O prédio conta com bloco pedagógico, biblioteca, sala de recursos e salas de multiuso, áreas de administração e de serviços e pátio coberto. “Essa reforma vai além das melhorias físicas. Representa um compromisso renovado com a educação e o bem-estar dos nossos alunos. A modernização das nossas instalações proporcionará um ambiente mais propício e agradável para o aprendizado, estimulando o desenvolvimento intelectual e emocional das nossas crianças”, destacou a diretora Vagna Elza de Andrade agradeceu.

Representando a família de Aninha Correa Ribeiro, a tia da Aninha Karen Corrêa agradeceu e destacou que a escola é um espaço cheio de vida. “É um espaço onde circula o amor e a esperança, e nosso desejo que seja percebido pelas crianças como uma casa de portas abertas, onde se sintam acolhidas e abraçadas, como estamos nos sentindo nesse momento. Parabenizamos ao Município por investir e reconhecer a educação como instrumento de emancipação e cidadania”, ressaltou.

O CEMEI – O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Aninha Corrêa Ribeiro foi criado como Centro de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes (CAIC) Américo Souto, através do Pronaica, programa do Governo Federal instituído pela Lei 18.642 de 31/12/1993, e entregue em 1994 à Prefeitura de Montes Claros, responsável pela operacionalização de suas ações.

No mesmo ano, a creche iniciou seu atendimento às crianças de 02 a 05 anos de idade em período integral. Em 1996, a instituição deixou de se chamar creche para denominar-se Unidade Municipal de Ensino Infantil – UMEI do CAIC Américo Souto. No dia 25 de abril de 2002, a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou a Lei nº 3.004, denominando a unidade “Aninha Corrêa Ribeiro”, para prestar uma homenagem à filha do então vice-prefeito de Montes Claros Ucho Ribeiro e sua esposa Kênia Teny Ribeiro, que perderam a filha precocemente em um acidente, em 09 de abril de 2000.

Em 2004, por determinação do Ministério da Educação, a UMEI passou a denominar-se  Centro Municipal de Educação Infantil Aninha Corrêa Ribeiro, atendendo os bairros que compõem o Grande Renascença: Vila Exposição, Tancredo Neves, Santa  Cecília, Alice Maia, Vila Tiradentes, Renascença, Floresta, Planalto, JK e Vila Regina.