Operação da Polícia Federal desarticula esquema de contrabando de cigarros em Montes Claros

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira, 13 de março de 2024, uma operação que resultou no cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de sequestro de bens e valores em Montes Claros. A ação faz parte de uma investigação sobre associação criminosa e lavagem de dinheiro relacionadas ao contrabando de cigarros.

As investigações tiveram início em dezembro de 2020, após a polícia identificar um grupo criminoso envolvido na distribuição de cigarros contrabandeados do Paraguai. A Operação Kapnos, deflagrada em novembro do ano passado, foi crucial para desvendar a conexão entre os distribuidores e os demais envolvidos nos crimes.

Os investigados, sediados em Janaúba, forneciam cigarros para diversos clientes no Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia. A análise de dados bancários e telemáticos revelou que o grupo movimentou milhões de reais em poucos anos, apresentando crescimento patrimonial não justificado. Além disso, mantinham relações financeiras com pessoas com registros policiais por envolvimento com o contrabando de cigarros.

Os criminosos também utilizavam interpostas pessoas para movimentar o patrimônio e os recursos financeiros provenientes do contrabando. Os investigados estão sendo indiciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro, crimes que somados podem resultar em até 18 anos de reclusão.

Estudos de segurança pública indicam que grandes organizações criminosas têm expandido suas atividades ilícitas para o contrabando de cigarros. Portanto, combater esse tipo de crime é fundamental para reprimir o crime organizado.