Câmara reivindica serviço de táxi na zona rural de Montes Claros

A Câmara de Montes Claros aprovou na manhã desta terça-feira (30), durante a sessão ordinária, 14 requerimentos solicitando melhorias na saúde e infraestrutura. O primeiro, de iniciativa do vereador Reinaldo Carrapicho (PSD), solicita a concessão/permissão do licenciamento para que taxistas (regulares) possam fazer o transporte de passageiros nos distritos da cidade.

Foto: Reinaldo Carrapicho (PSD)

Segundo Carrapicho, a pasta tem o objetivo de contemplar placas de táxis para atender à zona rural do município, principalmente pelo fato dos táxis estarem atuando de forma “irregular”, uma vez que esse serviço não pode ser feito fora da cidade. 

“Estamos pedindo uma placa especial de táxi para que os motoristas possam trabalhar na zona rural, sem serem multados. Visando também que não há linhas de ônibus (nem transporte coletivo) que atendam essas localidades diariamente”, destacou o vereador.

Também na zona rural, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou pavimentação asfáltica da avenida C, estrada da comunidade rural de Campos Elísios, que começa na BR-251.

Outro assunto em destaque na reunião foi o requerimento do vereador Valdecy Contador (Cidadania), que isente as entidades sem fins lucrativos das entregas e remissão da dívida por falta da Declaração Eletrônica de Imposto Sobre Serviço (Deis).

 “Conforme rege em estatuto, solicitamos também que essa viabilidade nas desobrigatoriedades sejam feitas retroativas as datas de cobrança existentes no cadastro da Secretaria Municipal de Finanças”, justificou o parlamentar.

 

SAÚDE

 

Os vereadores Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Maria Helena Lopes (MDB) reivindicaram a construção de unidades básicas de saúde para desafogar os hospitais e melhorar os serviços médicos. Cláudio pediu uma UBS para abrigar as equipes de saúde da família dos bairros Amazonas e Jardim Brasil. Já a vereadora Maria Helena solicitou a construção de UBS no bairro Melo.

O vereador Raimundo do INSS (PDT) solicitou o retorno da médica Lívia Nápoles Drumond de Souza Gontijo, para a estratégia de saúde da família no bairro Vila Sion II.

INFRAESTRUTURA

O vereador Igor Dias (PRD) expediu ofício ao prefeito Humberto Souto, solicitando a construção de um complexo social e de lazer, no bairro Jardim Primavera. “A construção dessa área de lazer contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e dos laços sociais. Essa área seria localizada ao lado da avenida Beija-flor”, afirmou o vereador.

No bairro Jardim São Luís, o vereador Soter Magno (PSD), solicita a instalação de faixa elevada em frente ao Colégio Ímpar. O vereador Stalin Cordeiro (União) pediu o fechamento da rua Manoel Alves Xavier Filho com a rua Eugênio Gomes de Assis, para ampliação da praça no bairro José Carlos de Lima. Já no bairro Morrinhos, o vereador Edson Cabeleireiro (PV) reivindicou a instalação de semáforo no cruzamento da rua Santa Efigênia com a avenida Leonel Beirão de Jesus.

MOÇÃO

O vereador Odair Ferreira (SD) elaborou e encaminhou moção de apelo ao Congresso Nacional – aos gabinetes das presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados – para considerar a conveniência de ser aprovado legislação positiva de proibição da “assistolia fetal” – aborto.

Por Christine Antonini