“Nessie: centenas se reúnem para a maior caçada ao monstro do Lago Ness em 50 anos na Escócia
Centenas de voluntários entusiastas se uniram em uma busca de dois dias pelo lendário monstro escocês do Lago Ness no último sábado e domingo, em uma iniciativa que os organizadores descreveram como a maior busca por “Nessie” em mais de meio século.
O Centro de Loch Ness, em colaboração com a equipe voluntária de pesquisa Loch Ness Exploration, organizou “A Busca”, empregando equipamentos de sondagem previamente não utilizados nas águas do lago, incluindo drones térmicos.
Voluntários vindos de diferentes partes do mundo foram designados para pontos ao redor do lago, que tem 37 quilômetros de extensão, a fim de monitorar qualquer indício da presença de Nessie, enquanto outros exploravam o lago em barcos. Um hidrofone também foi empregado para detectar sinais acústicos debaixo da superfície.
“Ouvimos algo. Identificamos quatro distintos ‘gloops'”, disse Alan McKenna, líder da busca. “Todos nós nos animamos, corremos para verificar se o gravador estava ligado e funcionando.”
O primeiro relato escrito sobre um possível monstro remonta ao monge irlandês São Columba, que teria, no século VI, banido uma “besta aquática” para as profundezas do rio Ness.
A imagem mais famosa de Nessie, datada de 1934, mostrava uma cabeça emergindo da água com um longo pescoço, mas, 60 anos depois, foi revelado que era uma farsa, um modelo de monstro marinho preso a um submarino de brinquedo. Inúmeras tentativas infrutíferas de rastrear o monstro foram feitas nas décadas seguintes.
O interesse da voluntária norte-americana Caroline McNamara por Nessie surgiu durante seus anos escolares.
“Escolhi o monstro do Lago Ness como tema para um trabalho de redação e pensei, ‘vinte anos depois, o círculo se fecha’. Por isso, achei que era melhor vir e participar da busca, uma vez que ouvi falar que isso estava acontecendo”, disse ela, acrescentando que, até o momento, nenhuma evidência foi encontrada.
“As ondas estavam bastante agitadas. A chuva estava caindo intensamente e havia muitos barcos na água… todos eles vieram e acenaram, e eu pensei, ‘este é um momento infeliz, estamos tentando ouvir Nessie’, mas é o que é.”
Os entusiastas de Nessie que não puderam estar presentes foram convidados a participar através das transmissões ao vivo das webcams da equipe, em busca de quaisquer vislumbres misteriosos nas águas.