Educação de Montes Claros é premiada na Paraíba

 

O Município de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, foi premiado como “Parceiro de Sucesso” durante o 18° Seminário Nacional de Educação, promovido pelo Instituto Alpargatas (braço social da Alpargatas, fabricante das famosas sandálias Havaianas). O evento ocorreu no dia 23 de agosto, em João Pessoa, capital da Paraíba, e reuniu educadores de diversas cidades dos estados da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, que se juntaram para um dia dedicado à disseminação das boas práticas e de estratégias de sucesso em favor da educação.

Na oportunidade, as professoras Fernanda Rodrigues, Cássia Cilene Barbosa e Perciliana Rocha dos Santos Lopes, do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros, também foram premiadas com o troféu “Educador Nota 10”. O prêmio condecora professores avaliados como desenvolvedores de práticas pedagógicas inovadoras e criativas que contribuem para a recomposição e a melhoria da aprendizagem escolar, em consonância com a interdisciplinaridade, multiculturalidade, princípios de inclusão, respeito à diversidade, cultura de paz e combate à evasão escolar.

Realizado anualmente, o seminário reuniu, no Centro de Convenções de João Pessoa, cerca de 1.700 pessoas, representantes das escolas parceiras do Instituto Alpargatas participantes do Prêmio de Educação, programa que tem por objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências de aprendizagem inovadoras e de qualidade em escolas públicas do ensino regular.

No seminário foram premiados 26 educadores pelos projetos desenvolvidos no ano letivo de 2022, sendo três de Montes Claros. Professora da Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes, Fernanda Rodrigues foi premiada pelo projeto “Procurando um jeito para mudar o mundo? Nós temos 17”, com atividades em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/Agenda 2030. Cássia Cilene Barbosa, da mesma escola, venceu com o projeto “O encontro do Uai ao Oxente, um enlace artístico e cultural entre Montes Claros/MG e Carpina/PE”. Já a professora Perciliana Rocha dos Santos Lopes, da Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, foi premiada pelo projeto “Vozes e Cores Especiais”.

Rejane Veloso, secretária de Educação da Prefeitura de Montes Claros, também foi homenageada e recebeu o troféu “Parceiros de Sucesso”, reafirmando a parceria entre o Município de Montes Claros e o Instituto Alpargatas.

De acordo com a secretária, a Prefeitura e o Instituto são parceiros pela educação desde 2013. “Desde então, foram realizados projetos importantes para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, além da capacitação e reconhecimento para os nossos educadores. O Instituto Alpargatas é um grande parceiro da gestão municipal no processo de construção de uma educação pública inovadora e o Prêmio Educador Nota 10 se tornou um instrumento de incentivo e valorização profissional”, reconhece.

Rejane explica que, a partir das formações que recebem do Instituto, os professores escrevem artigos e desenvolvem projetos que são aplicados nas escolas do município, com todos os alunos sendo envolvidos nas ações. “No final do ano letivo, todo esse trabalho é avaliado por uma banca e em todos esses anos nossas escolas se destacaram e foram premiadas. É realmente motivo de orgulho ver nossos professores serem reconhecidos pelo importante trabalho que realizam e por compartilharem essas experiências com escolas de outros municípios. Somos muito gratos por tudo isso”, ressalta.

Ainda segundo a secretária, a parceria do Município com o Instituto Alpargatas foi renovada nesse ano para a continuidade dos programas Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura, sistematizados em 100% das escolas municipais.