Homem é preso após ser flagrado transportando cerca de 350 pássaros em situação de maus-tratos, em Montes Claros
Um homem foi preso suspeito de transportar cerca de 350 aves silvestres em situação de maus-tratos, na noite desta terça-feira (05), na BR-251, em Montes Claros.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um carro com placas de São Paulo foi abordado na altura do km 514. O condutor era inabilitado e durante fiscalização no veículo, a equipe identificou no porta-malas inúmeras gaiolas com compartimentos com várias espécies de pássaros silvestres. As aves eram transportadas em condições insalubres.
Ao ser questionado sobre a origem dos pássaros, o condutor informou que os havia comprados na Bahia e em algumas cidades de Minas Gerais e que seriam levados para serem comercializados em São Paulo.
O homem foi autuado e se comprometeu em comparecer em Juízo para responder o processo criminal, por infrações penais tipificadas na Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9.605/98). Os pássaros foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Montes Claros.