Participantes do festival israelense se fingiram de mortos por horas para tentar permanecer vivos durante o ataque do Hamas
Pessoas em um festival fogem de um ataque surpresa lançado pelo Hamas, perto de Reim, em 7 de outubro de 2023, nesta captura de tela obtida de um vídeo nas redes sociais.
Os participantes de um festival de música em Israel fingiram-se de mortos durante horas depois que o Hamas lançou seu ataque surpresa a Israel no sábado, de acordo com um novo relatório.
Combatentes armados chegaram ao festival ao ar livre de Nova logo após o início do ataque, atirando na multidão e fazendo reféns.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram participantes em pânico fugindo do local, conforme relatado anteriormente pelo Insider .
Alguns participantes do festival ficaram deitados no chão, fingindo-se de mortos, até ouvirem vozes falando hebraico e sentirem que estavam seguros para se revelarem, informou o The Guardian .
Outros disseram que se esconderam em árvores ou conseguiram se arrastar lentamente.
O serviço de resgate israelense Zaka disse que 260 corpos foram recuperados no local do festival, mas as autoridades israelenses não disseram quantos ficaram feridos ou feitos reféns no local.
Outro vídeo mostra uma mulher implorando aos seus captores para não serem mortas enquanto ela é separada do seu parceiro e feita refém, antes de ser levada numa moto.
O primeiro-ministro de Israel disse que o Hamas e Gaza pagariam um “preço sem precedentes” pelos ataques.
Israel disse que até domingo mais de 700 israelenses foram mortos, com mais 2.150 feridos e um número não revelado feito reféns.
O Ministério da Saúde da Palestina disse que no domingo pelo menos 413 palestinos foram mortos.
Na segunda-feira, Israel anunciou um “cerco total” a Gaza , cortando a sua electricidade, alimentos, água e combustível.
Bussiness Insider